Não escrevia por aqui há uns bons meses. A verdade é que os pedidos das pessoas que me seguem no instagram para partilhar tudo por lá, aliado a uma maior interação nos posts quando as receitas são logo partilhadas, alicia-me. Mas, por outro lado, a (nossa) necessidade constante de ter tudo rápido, de forma fácil e instantânea também me desmotiva. É um eterno dilema! Tenho este blog há mais de 7 anos, quando entrei para o meu primeiro trabalho. E sinto que cada vez mais é importante haver estas plataformas (apesar de a tendência ser exatamente o contrário) mas o que será de tantas contas e pessoas quando o instagram deixar de existir? Além de que, por lá, pouco se pode escrever e os posts estão limitados a tão poucos caracteres. Se tivermos algo mais para dizer simplesmente não podemos! Acredito que todas as receitas que partilho, por aqui ou pelo instagram, têm uma história por detrás. E é bonito contá-la.
Hoje, a história destes croquetes é, na verdade, muito básica! Uma criança esfomeada depois de vir da escola e a querer cozinhar comigo, um bebé no pano e um marido que adora seitan. Fomos os 4 para a cozinha e assim surgiram estes croquetes deliciosos e 100% vegetais para o jantar. Foram devorados em 3 tempos!


INGREDIENTES
- 500g de seitan fresco
- 1 beterraba média (crua)
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1/3 chouriço vegan CAPIM
- 2/3 cup de pão ralado
-- 1 folha de louro
- Paprika fumada
- Oregãos
- Alho em pó
Molho de soja/Sal qb
Fio de azeite
PREPARAÇÃO
(serve entre 15 a 18 croquetes)
1. Começar por preparar os ingredientes e colocar em tacinhas - picar a cebola e os dentes de alho e reservar. Ralar a beterraba e reservar. Colocar o seitan e o chouriço CAPIM num processador de alimentos e triturar. Reservar
2. Numa frigideira com um fio (generoso) de azeite, refogar a cebola e o alho picados até ficarem lourinhos, juntamente com a folha de louro (serm a nervura do meio). Juntar a beterraba e o seitan, temperar, eenvolver bem até ficarem douradinhos (cerca de 15 minutos), mexendo para não pegar. Retificar os temperos.
3. Colocar a mistura no processador de alimentos ou triturar grosseiramente com uma varinha mágica. Envolver o pão ralado e levar ao frigorífico durante pelo menos 1h.
4. Moldar os croquetes (se estiverem muito secos, juntar um pouco de azeite) e levar ao forno a 180ºC durante 20 minutos.
Devorar!
Obrigada por estarem desse lado!