Em que pensam quando falamos da Páscoa? Por aqui, penso LOGO em chocolate!
O ano passado fiz uns ovinhos de cacau para o Lourenço e o meu sobrinho apanharem no jardim dos avós. Tal e qual como os meus pais faziam comigo e com o meu irmão - escondiam os ovinhos da páscoa entre arbustos, ávores e flores e, com cestos pequeninos, andávamos a saltitar no jardim para os apanhar. O que eu gostava mesmo, bem mais do que a parte de comer os tais ovinhos, era de os apanhar!
Este ano, vou fazer também ovinhos da páscoa para esconder, mas vou fazer também (mais para os adultos, é certo porque tem o açúcar do chocolate!) uma tarte de chocolate e tofu. Parece estranho? Talvez possa parecer, mas é o que vai dar a consistência boa e cremosa a esta tarte (além de ficar muito mais interessante a nível nutricional!). O tofu que utilizo não é um qualquer, mas sim o silken tofu (podem encontrar no Celeiro).
Podiam fazer apenas o recheio e juntar algumas tâmaras ou geleia de arroz, omitindo o creme de coco, e ficam com uma mousse de chocolate rápida e deliciosa. Como o recheio não é muito doce (já que uso o chocolate 85% cacau, da Pantagruel, Vegan) utilizei tâmaras na base que acaba por compensar um pouco este amargo do chocolate. Em vez das avelãs e as amèndoas, podem também utilizar 220g de apenas amêndoa ou avelã, ou juntar outros frutos secos, oleaginosas ou até sementes!

INGREDIENTES
Para a base:
- 110g de avelã torrada
- 110 g de amêndoa
- 200g de tâmaras medjool
- 3 c sopa de óleo de coco derretido
Para o recheio:
- 1 embalagem de silken tofu (300g)
- 100g de creme de coco (a parte sólida do leite de coco)
- 150g de chocolate 85% cacau
- 4 c sopa de óleo de coco derretido
PREPARAÇÃO
1. Começar por fazer a base da tarte. Num processador de alimentos, triturar a avelã e a amêndoa, juntamente com o óleo de coco derretido, e triturar até obter uma pasta homogénea.
2. Acrescentar as tàmaras medjool previamente descaroçadas e voltar a triturar. Forrar a base de uma tarte com esta mistura e levar ao frigorífico enquanto se prepara o recheio.
3. Começar por escorrer o tofu, retirando a água. Reservar.
4. Derreter o chocolate e o óleo de coco em banho maria. Reservar.
5. Num processador de alimentos, colocar o silken tofu, o chocolate e óleo de coco derretidos e o creme de coco e triturar até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Verter por cima da tarte e levar ao frigorífico pelo menos 6 horas. Se gostarem de uma tarte mais consistente, levar ao congelador 15 minutos antes de servir.
Decorar com avelãs torradas e devorar!
Obrigada por estarem desse lado e boa Páscoa!