• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Loja
  • Contactos
  •  

De Verde Em Poupa

Cuidado natural da pele do bebé

Lifestyle· Receitas & Lifestyle

1 Mar

 

Há algumas semanas escrevia, no Instagram, algo sobre os produtos que usei com o Lourenço pequenino e que, na verdade, continuam a ser praticamente os mesmos. Surgiram muitas perguntas sobre o tema e, por isso, pedi à Rita da LimaRosa para me ajudar a responder a algumas questões que surgiram. Mal eu sabia que ia aprender tanto com ela e que era difícil resumir tudo num único post!

Obrigada, Rita ❤

como cuidar, de forma natural, da pele dos nossos bebés?

Em 2004, a EWG testou o sangue do cordão umbilical de 10 bebés nos hospitais e encontrou 287 químicos por bebé! Tudo isto no período mais crítico de desenvolvimento do bebé, quando precisa de um ambiente livre de químicos e rico em nutrientes e mimo!

Criou-se a ideia errada que precisamos de ter tudo sempre muito limpo e esterilizado. 

Acontece que esta aversão ao contacto com o mais cru e natural seja a menstruação nas mulheres ou o vérnix nos bebés, nos tem privado de verdadeiramente honrarmos, respeitarmos e conectarmos com a essência e natureza que habita dentro e fora de nós.

Nós somos um ecossistema com vários microbiomas e a nossa pele é um deles. Se esterilizamos este ambiente não nos conseguimos integrar, defender ou crescer para florescermos e conhecermos o nosso máximo potencial.

No que respeita ao cuidado da pele dos nossos bebés, o principal é somente não interferir na capacidade inata que eles têm de estar saudáveis, pois o corpo irá sempre tender para o equílibrio. Basta preservarmos o ambiente propício que já existe.

Respondo, então, a algumas das questões que colocaram!

 

1. que ingredientes evitar nos cosméticos dos bebés?

F-talatos; álcool, perfumes, parabenos, petróleo, dioxina, sodium laurelsulfate, componentes PEG; alumínio, corantes, aromas artificiais, conservantes químicos, gorduras que não sejam provenientes de agricultura biológica, geneticamente modificadas ou refinadas.

São ingredientes a evitar não só nos cosméticos mas também nas roupas, fraldas, toalhitas, detergentes e tudo o que toque na pele dos nossos bebés.

2. O que é importante que os cosméticos dos bebés tenham? 

Ingredientes puros, frescos, vegetais, naturais, que respeitem a camada protetora natural, que potenciem essa hidratação e proteção e sempre que possível o mais próximo de nós possível (não só pela sustentabilidade mas também pela maior sinergia terapêutica connosco). 

Óleos vegetais biológicos puros de primeira pressão a frio como o óleo de grainha de uva, de abacate, de sésamo, de amêndoas doces, de girassol, de côco, de caroço de alperce, de argan, de rosa mosqueta… plantas suaves, calmantes biológicas como a camomila, calêndula, alfazema, rosa, malva, alteia, tanchangem, aveia… gel de aloe vera, hidrolatos delicados, óleos essenciais puros e biológicos corretamente diluídos; ceras ou manteigas ricas e puras como a de abelha, karité, cacao, abacate, manga... resumindo, tudo o que seja rico, natural (que vocês conheçam de facto a origem) e sem qualquer processamento ou adição.

3. O que usar no banho? 

Opções que não secam a pele e respeitam a camada protetora natural, principalmente nos primeiros meses de vida do bebé. Também é importante que o recém-nascido não tome banho todos os dias. É muito raro existirem circunstâncias que de facto justifiquem o uso de substâncias mais fortes de limpeza que venham acrescentar algo que simplesmente a água não faça. Até aos 6 meses do bebé a fonte principal de alimento e nutrição é o leite então os xixis, cocós e algum bolsar serão simples de limpar com água morna e uma toalhita reutilizável.

Nos primeiros 3 meses não recomendamos soluções com sabonetes por secarem muito a pele.

Podem usar o nosso Baby Bath desde o nascimento, acrescentar à água do banho umas gotas de óleo vegetal rico e puro (como o nosso Newborn Oil), fazer um chá calmante ou usar somente água.

4. Como hidratar a pele do bebé? 

Por norma, um bebé saudável que não tem uma pele com necessidades específicas e que não usa ingredientes que secam a pele, não terá muita necessidade de hidratação extra. A maior parte das famílias que usa o nosso Baby Bath desde o nascimento relata mesmo que a pele fica tão hidratada que não chegam a usar mais nada. No entanto, há sempre a opção dos óleos hidratantes, bálsamos e cremes que podem ser utilizados em todo o corpo ou só em zonas mais secas.

5. Qual a diferença entre um creme ou óleo corporal? 

Os óleos corporais, por norma, têm na sua composição apenas óleos vegetais puros não refinados provenientes de um fruto ou semente como são exemplo o óleo de côco, de sésamo, de abacate, de girassol, caroço de alperce, argan, grainha de uva… 

Os cremes, para além dos óleos, diferem dos mesmos por terem também na sua composição ceras, manteigas e uma parte aquosa composta normalmente por água (ou hidrolatos e aloe vera como o caso dos que fazemos). 

Ambos são maravilhosos para a pele dos bebés sendo que o creme é mais indicado quando pretendemos desinflamar, acalmar e refrescar uma pele irritada, sensível e inflamada como assaduras ou eczema. Para acrescentar hidratação no banho, limpeza do rabinho ou massagem o óleo seria o ideal.

Para além destas 2 opções existe, ainda, o bálsamo. Consiste na mistura entre óleos, ceras e manteigas. Difere do creme por não conter uma parte aquosa (água, hidrolatos...) e dos óleos por conter também manteigas e ceras.

É, também, muito rico e regenerador assim como uma alternativa hidratante eficaz.

Quando falamos em hidratação precisamos de uma cera ou manteiga oclusiva que retenha a hidratação, o que não acontece no caso dos óleos só por si. 

Resumindo, os cremes e bálsamos são soluções hidratantes mais eficazes mas todos se podem complementar e trazer benefícios no cuidado da pele do bebé.

6. O que usar para a muda da fralda? 

Se for apenas xixi, uma toalhita de pano e água morna é suficiente. Caso pretendam acrescentar algo ou por ser mais rico e calmante podem optar por um hidrolato calmante (como a camomila, alfazema ou rosa), o nosso Baby Bath ou um chá simples. Para os cocós poderão ser as mesmas opções embora por vezes acontece passar algum tempo e haver zonas secas que precisam de mais ajuda. Aqui têm o nosso spray muda fralda Happy Bottom ou poderão usar também uma solução para higiene sem sabonete que seja natural e calmante. Caso optem pelo sabonete tentem que seja muito hidratante e calmante. Antes de se colocar a fralda é importante que a zona já esteja seca para não deixar um ambiente húmido propício a fungos.

Outra alternativa à água são os óleos, sim, a gordura é condutora de impurezas. Menos conhecido mas uma solução super eficaz e confortável para a pele mais sensível e que por vezes também se sente agredida com a água. Basta humedecer uma toalhita de tecido com água quente, espremer e adicionar umas gotas de um óleo vegetal e voilá, passamos no rabinho do bebé sem precisar de fazer mais nada.

7. Assaduras, como lidar de forma natural?

É importante termos percepção da duração, contexto e aspeto de cada assadura e diferenciar de uma assadura por fungo (que normalmente é mais acesa e com manchas com contorno, prolonga-se no tempo e aparenta ser difícil de passar).

Numa assadura por fungo, soluções como amido de milho não são uma opção pois só irá fomentar a ainda mais a sua propagação!

Uma assadura num recém-nascido, que não seja por fungo ou uma resposta à agressão de ingredientes químicos nos cosméticos é comumente apenas uma adaptação à alimentação da mãe e espelho da fusão emocional com a mesma.

Para todas as assaduras, é importante deixar a pele respirar, apanhar um bocadinho de sol, aumentar-se a hidratação, evitar-se alimentos mais inflamatórios e ácidos (seja pela mãe que amamenta ou caso já se tenha introduzido a alimentação complementar nos bebés com mais de 6 meses), rever-se detergentes e ingredientes das fraldas e toalhitas, reforçar o sistema imunitário com probióticos, vitamina D e ómegas e aplicar soluções externas calmantes.

Dentro das opções para se aplicar externamente podemos adequar ao tipo de assadura, se é mais seca ou húmida e se há muita inflamação ou mais escamação e secura.

Por norma a limpeza deve ser com opções que acalmam e não deve haver muita fricção.

De seguida, após limpar e secar, alterna-se entre uma opção hidratante (bálsamo ou creme) e um pó absorvente suave (alternativa natural ao convencional pó talco) para absorver e controlar a humidade.

A hidratação com o bálsamo ou creme pode ser reforçada ao longo do dia assim como a aplicação de um spray calmante com hidrolato de camomila, rosa ou alfazema.

8. Que cuidados ter numa pele sensível com eczema?

Uma pele que é muito reativa, para além de tudo o que possa comunicar sobre a fusão emocional bebé-mãe-ambiente, precisa de mais cuidado.

Desde os detergentes da roupa e casa, às toalhitas, fraldas e tecidos das roupinhas - tudo pode afetar a saúde da pele que respira e está em contacto com tudo o que a envolve.

Se o bebé está a amamentar ou já introduziu a alimentação complementar pode ser importante ter atenção aos alimentos mais ácidos e a eventuais alergias ou intolerâncias assim como reforçar o sistema imunitário e a pele com suplementos naturais adequados como os probióticos, ómegas, vitamina D e cogumelos.

Depois de se despistar e atender a todos as potenciais causas, ao nível dos cuidados externos, deve procurar-se escolher opções muito delicadas, regeneradoras e anti-inflamatórias.

Para além de se evitar todos os ingredientes já mencionados nos cosméticos que usarem, deve fazer-se um reforço no uso de opções com aloe vera, camomila, calêndula, aveia, alfazema, borragem, caroço de alperce... no banho recomendamos o Baby Bath que não tem sabonete e depois pode aplicar-se alternadamente o bálsamo Happy Skin e o creme fresco Calm Skin localmente. Para aplicação preventiva, hidratante, calmante e protetora em todo o corpo pode acrescentar-se um óleo como o Newborn Oil, misturar e aplicar.

Uma pele mais sensível precisa também de respirar mais, de não estar muito quente e de natureza.

9. QUAIS AS OPÇÕES DA LIMAROSA PARA CUIDAR DA PELE DOS BEBÉS?

Oferecemos soluções desde o nascimento feitas à mão por nós e apenas com ingredientes puros, biológicos e naturais. Não utilizamos aromas artificiais (o melhor cheiro do mundo é o do nosso bebé), conservantes nem nenhum ingrediente que não tenha uma função benéfica ou propósito concreto para a pele do bebé. 

Baby Bath - um preparado para usar no banho do bebé, desde o nascimento. É a alquimia de bebé mais procurada e foi há 10 anos, a primeira vez que um bebé teve a oportunidade de usufruir desta experiência criada por nós. Um banho calmante e hidratante sem sabonete, apenas com plantas como se fosse um chá leitoso que deixa a pele super sedosa. Não tem aromas ou perfumes artificiais adicionados de forma a não afetar o vínculo entre mãe e bebé ou mesmo para uma amamentação bem sucedida que tanto precisa dos cheiros naturais de ambos em destaque.

Newborn e Baby Oil - 2 óleos compostos por uma infusão de plantas em óleos vegetais biológicos, ricos e puros que podem ser usados para limpeza, massagem e hidratação. O Newborn Oil não contém óleos essenciais de forma a ser o mais neutro e seguro possível desde o nascimento enquanto que o Baby Oil está recomendado a partir dos 3 meses por já conter óleos essenciais suaves e maravilhosos para bebés.

Mom and Baby Balm - juntamente com o Baby Bath, é um dos essenciais em qualquer casa com bebé pois é um bálsamo muito rico, suave, versátil e calmante. Dá para os mamilos da mãe que amamenta sem precisar de remover e também hidrata e protege a pele do bebé em caso de pele seca, assadura, proteção do rosto na época de mais frio ou da acidez da baba.

Pó Dry and Calm - uma alternativa natural e segura ao pó talco convencional para ajudar as preguinhas e assaduras mais húmidas. Deixa a pele muito suave e calma.

Happy Skin Balm - um bálsamo regenerador e calmante para apoiar em caso de eczema, arranhões, assaduras e qualquer pele de bebé com mais de 3 meses a precisar de ajuda.

Creme Fresco Calm Skin - o creme milagroso mais calmante, regenerador e anti-inflamatório que temos e que salva qualquer assadura, pele irritada, eczema e crosta láctea.

Tisana Happy Scalp e Óleo Happy Skin - uma dupla criada a pensar na crosta láctea.

Spray Happy Bottom, Yeast Balm e Tisana Happy Bottom - equipa para apoiar em caso de assaduras, especialmente por fungo.

Happy Play Balm - em caso de quedas e hematomas.

bty

10. Receitas 

1. Com ingredientes da despensa para pele irritada ou com assadura:

Demolhar numa taça flocos de aveia com água mineral (o suficiente para tapar os flocos). Deixar durante a noite e de manhã coar e reservar a água leitosa e cremosa que resta. Juntar um bocadinho de mel caseiro e misturar bem. Usar para limpeza e hidratação - é muito calmante, nutritivo e anti-inflamatório. 

2. Para criarem as vossas próprias toalhitas naturais que não apenas limpam, como acalmam e hidratam:

Ingredientes:

  • 1 copo de água mineral ou hidrolato/água floral (de Camomila, Alfazema, Neroli ou Rosa).
  • 1 colher de sopa do gel de banho do bebé (idealmente biológico ou o sabonete líquido Dr. Bronner's).
  • 1/2 colher de sopa do nosso Newborn Oil.
  • 1/2 rolo de cozinha (opção descartável) ou toalhitas de tecido (opção reutilizável).

Preparação:

  1. Misturar todos os ingredientes líquidos;
  2.  Coloque o rolo de papel ou as toalhitas num recipiente e verta o preparado líquido por cima;
  3. Deixe em repouso, para absorver, durante cerca de 10 minutos;
  4. Vire o recipiente ao contrário e deixe em repouso por mais 10 minutos;
  5. Caso tenha utilizado o rolo de papel, retire o cilindro de cartão do meio e as toalhitas sairão naturalmente.

 

Espero que este post tenha ajudado, de alguma forma, a repensar os produtos que utilizamos no dia a dia com os nossos bebés e a optar de modo mais consciente.

Muito obrigada pela partilha de tanto conhecimento, querida Rita.

« Trufas de figo para todos!
Tarte cremosa de chocolate para uma páscoa Feliz »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

Copyright © 2023 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel