Já estamos na casa nova. Uma mudança de poucos metros, é certo, mas que envolve sempre alguma logística. Quando se passa de um T1 tão pequenino para um T2 grande, parece que todos os espaços ficam vazios. E, agora, é altura de os compor.
A família, como sempre, ajudou nesta mudança. Como forma não apenas de agradecer mas também de inaugurar a nossa sala de jantar (uau! temos uma!!), fiz um jantar simples em que o prato principal foi uma Quiche de Tofu!
Depois de a terem (literalmente!) devorado, a minha cunhada perguntou-me: "Mas até fizeste a massa? Não demora 3 horas a ficar pronta?"
Bem sei que ainda há muito a ideia de que tudo o que é feito de raiz demora muito tempo. Mas nem sempre é assim, muito menos esta massa, que em poucos minutos fica pronta e em que controlamos os ingredientes que utilizamos - já que na sua maioria, as massas de compra têm ingredientes muiiito pouco interessantes! Quem me conhece sabe que gosto de coisas simples e práticas. Gosto muito de cozinhar e é uma verdadeira terapia para mim, mas também não gosto de passar 20h na cozinha só para fazer um prato! Por isso, digo-vos: É meeeesmo simples!


QUICHE DE TOFU
Para a massa (e também para o recheio da Quiche) utilizo a receita base que aprendi no curso de culinária macrobiótica do IMP e que já faço a olho!
Para a massa:
- 2 chávenas de farinha integral
- 1/2 chávena de água
- 1/2 chávena de azeite
- Sal qb
Colocar a farinha num recipiente e juntar os restantes ingredientes, aos poucos, amassando com a colher de pau ou com as mãos e formar uma bolinha. Deixar repousar cerca de 30 minutos. Decorrido esse tempo, estender a massa com um rolo (se não tiveres, não compres um, dá perfeitamente para fazer com qualquer garrafa de vidro) e colocar numa forma de ir ao forno com papel vegetal. Picar levemente com o garfo e levar ao forno até dourar ligeiramente, antes de colocar a massa por cima.
Para o recheio:
- 500g de tofu
- Alho francês qb
-Cenoura ralada qb
- Sal qb
- Açafrão qb
- Pimenta preta
- 1 dente de alho qb
- Manjericão fresco
* ou outros hortícolas da época ou a gosto
Começar por triturar o tofu com a varinha mãgica ou robot de cozinha com manjericão fresco, sal, açafrão, pimenta e um dente de alho até obter um creme homogéneo. Reservar.
Numa wok com um fio de azeite, saltear o alho francês picado, a cenoura ralada e os cogumelos laminados. Temperar com sal ou molho de soja e deixar até reduzir um pouco. Juntar a mistura de tofu, envolver muito bem e retificar os temperos. Se necessário, acrescentar mais sal. Colocar esta mistura por cima da massa. Decorar com cogumelos laminados, manjericão fresco e levar ao forno até dourar.
Boas receitas!

