Quem não gosta de um bom chocolate quente?
Cá em casa, o meu marido adora chocolate quente. Tento "veganizar" sempre as receitas que ele mais gosta porque, embora não tenha uma alimentação vegetariana, cá em casa raramente come produtos de origem animal. Hoje fiz este chocolate quente para o nosso lanche que ele adorou.
É uma receita bem simples, tal como todas as que partilho aqui com vocês. Para quem não tem o hábito de fazer bebidas vegetais em casa, pode experimentar por fazer já hoje e ver como é simples. Na verdade, o que dá o toque especial a este "Hot Chocolat" é mesmo esta bebida vegetal caseira, com sabor a avelã. E não é que sabe tudo tão melhor quando é feito de raíz?

ingredientes
135 g de avelã torrada (1 copo)
400 ml de água engarrafada/filtrada (2 copos)
2 a 3 tâmaras medjool
1 c sopa de cacau cru em pó
Canela em pó qb
Pimenta preta qb (opcional)
preparação
Começar por fazer a bebida de avelã. Num processador de alimentos, colocar a avelã torrada com as medidas de água e as tâmaras. Triturar tudo muito bem, durante alguns segundos até obter uma mistura homogénea (o tempo vai depender da potência do processador de alimentos). Coar a mistura com a ajuda de um pano/musselina/"panela furada" (podem ver no google do que se trata) e espremer muito bem, até ficar no pano uma mistura seca - a que chamamos "Okara", os resíduos do leite vegetal.
Transferir para um tacho/púcaro e levar ao lume com o cacau, a canela em pó e a pitada de pimenta preta. Servir quente com raspas de chocolate vegan e creme de coco.
Podem aproveitar os resíduos do leite vegetal que sobrou (aproximadamente 150g de avelã) e juntar 50g de tâmaras, triturar tudo e fazer bolachinhas que vão ao forno até dourar.
Quem vai experimentar?
Até já!