Um dos princípios da nossa alimentação, é respeitar a sazonalidade dos alimentos. E por que razão damos tanta importância a isso?
Em primeiro lugar, porque a natureza é sábia e sabe perfeitamente os alimentos que nos devem nutrir numa determinada estação do ano. Deste ponto de vista, percebe-se que não fará sentido comer frutas tropicais no Inverno. Todos os alimentos têm uma composição diferente. Já pararam para pensar porque é que comemos mais fruta no Verão? Porque têm o propósito de nos hidratar, já que temos tendência a perder mais líquidos. Podem pensar no caso da melancia, por exemplo. Já as estações mais frias, pedem outro tipo de alimentos.
Os produtos sazonais são frescos e com mais sabor. Se comprarmos morangos em Janeiro, possivelmente não nos irão saber a nada. E porquê? Simples. Porque não deviam ser comidos nessa altura!
É muito mais provável encontrarmos produtos biológicos sazonais, do que se foram cultivados fora da estação do ano a que pertencem. Porque estes alimentos, que são plantados "fora do tempo", precisam de mais químicos, mais manutenção e, por isso, serão também mais artificiais.
Ao escolhermos produtos sazonais, estamos a respeitar o ciclo da natureza. Os alimentos sazonais ajudam-nos a respeitar o corpo e a lidar com o factor climatérico.
Lembro-me de, numa aula de cozinha, um professor nos dizer que se nos fechassem um dia inteiro no supermercado, não saberíamos em que estação estávamos. E porquê? Porque há sempre manga, laranja e abacate disponíveis, quer seja Verão ou Inverno. A tentativa do Homem controlar tudo para se sentir mais confortável, faz-nos viversem estação, sem respeitar a sazonalidade. Só reparamos quando há grandes mudanças. Isto não quer dizer que não “possamos” comer uma papa com abacate ou um smoothie de manga, mas é tão importante não fazer disso regra.
Esta sopa tem ingredientes que a tornam especial - as sementes. É fácil tornar uma sopa simples, em algo mais crocante e saboroso. Para isso, basta acrescentarem algo que faça a diferença, como toppings. Neste caso, tostei um mix de sementes (comprei a granel mas podem comprar já o mix, encontram à venda no Aldi, por exemplo) e coloquei na sopa. É importante que as sementes ou sejam tostadas, ou sejam trituradas para serem absorvidas.
Esta sopa também pode ser oferecida a bebés. Nesse caso, triturem as sementes, depois de tostadas, e omitam a parte do gengibre.

creme de abóbora e sementes
420 g de abóbora (cortada aos cubinhos)
160 g de batata doce
1 cebola grande
3 cenouras
1 mão de mix de sementes
Coentros qb
Sal qb
1 pedaço de gengibre (opcional)
Preparação
Cortar a abóbora, a batata doce, a cebola e as cenouras aos cubinhos. Levar ao lume com água a tapar todos os ingredientes e deixar até ficar tenrinho. Temperar com sal. No final, colocar os coentros picados e um pedaço de gengibre (opcional). Triturar tudo muito bem no robot de cozinha ou com a varinha mágica, de forma a obter um creme.
Tostar as sementes numa frigideira, com um pouco de sal. Não é necessária qualquer gordura, uma vez que as sementes libertam, naturalmente, um óleo. Deixar até ficarem douradas, mexendo sempre. Guarnecer a sopa com as sementes e servir.
Outras ideias de topping: cajus torrados, granola salgada ou leite de coco

