• Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Loja
  •  

De Verde Em Poupa

Hambúrgueres de feijão encarnado e arroz integral

prato principal

24 Set

Quem me segue no instagram, sabe que costumo aproveitar as sobras que tenho no frigorífico de diversas formas. Estes hambúrgueres são mesmo isso - um aproveitamento de ingredientes que andavam a pairar há uns dias no frigorífico e que viraram uns hambúrgueres deliciosos, aprovadíssimos pelo bebé e marido cá de casa  ❤

Neste post, além de vos dar a receita destes hambúrgueres, quero dar-vos também algumas dicas para aproveitar os ingredientes que muitas vezes temos no frigorífico e não sabemos como podemos tirar o melhor partido deles. E evitar, também assim, o desperdício alimentar. 

Dicas para aproveitar ingredientes!

Quando sobrar arroz integral, deixar secar no frigorífico e fazer bolinhos de arroz no forno. Para isso, basta moldar pequenas bolinhas com as mãos, passar por azeite e envolver em pão ralado ou sementes de sésamo. Depois, é só levar ao forno até dourar. Fica delicioso!

Quando sobram leguminosas, utilizar em húmus ou patês. Ou juntem a um cereal integral e moldem hambúrguees ou croquetes. 

Quando sobra fruta e já está muito madura, podem congelar e utilizar em smoothies/gelados. Basta colocar no robot de cozinha potente/bimby na velocidade máxima e fica um óptimo gelado. Em vez disso, podem também colocar ao lume com geleia de arroz e serve como topping de iogurte ou como recheio para um bolo que esteja mais seco. 

Quando sobra um estufado (imaginem um caril, por exemplo), trituem tudo - se necessário, com um pouco de ebida vegetal ou creme de arroz - e serve de molho para uma massa ou como topping para o arroz integral. 

Se calcularam mal a quantidade de um cereal - como arroz integral ou millet sem ser demasiado temperado- e fizeram em muita quantidade, levar ao lume com uma casca de limão e pau de canela, acrescentar bebida vegetal e deixar cozer até ficar muito tenrinho. Depois, triturar tudo e... têm uma papa de arroz!

Se cozeram legumes e não sabem o que fazer à água de cozedura.. utilizem para fazer uma sopa miso ou guardem/congelem para um caldo de legumes rápido (que fica delicioso em risottos). 

Assim até parece fácil aproveitar os "restos", certo? 🙂

A verdade é que as crianças, e não só, gostam de ver os pratos de formas diferentes. Então, hoje poderia oferecer ao jantar arroz cozido com uma leguminosa, e amanhã fazer quase o mesmo mas em versão hamburguer. E é esta receita que vamos ver agora. 

O arroz e o feijão encarnado foram previamente demolhados e cozidos com alga kombu. Digo isto muitas vezes, mas isto vai fazer toda a diferença na digestão e na absorção dos nutrientes. Por isso, sempre que puderem, demolhem e cozam os cereais integrais e leguminosas em casa, para assim tirarem o melhor partido deles. 

HAMBÚRGUERES DE FEIJÃO E ARROZ INTEGRAL

INGREDIENTES

1/2 cebola

1 dente de alho

2 cenouras pequenas (ou 1 grande) raladas

1 tirinha de pimento vermelho picado

1 folha de louro

240g de arroz integral cozido

185g de feijão encarnado cozido

1 c sopa de linhaça moída

1 mão de mix de sementes (girassol, abóbora...)

1/2 chávena de pão ralado

Temperos a gosto*

PREPARAÇÃO

Numa wok com um fio de azeite, saltear a cebola e o alho picados. Juntar o louro (sem a nervura do meio), a cenoura, o pimento vermelho e deixar até ficarem lourinhos. Juntar o arroz integral e o feijão encarnado e envolver. Rectificar os temperos ª - temperar com molho de soja, oregãos e pimenta preta. 

 Retirar a folha de louro.

Triturar este preparado grosseiramente com a varinha mágica (num copo alto) e colocar numa taça para arrefecer e secar (fica mais fácil de moldar os hambúrgueres). Quando estiver frio, acrescentar a linhaça, as sementes (se para bebés/crianças, triturar ou cortar com a faca) e o pão ralado e envolver bem com a colher de pau. Formar hambúrgueres/croquetes e grelhar, fritar ou levar ao forno até dourar.

Se notarem que a mistura está muito líquida, podem acrescentar um pouco mais de pão ralado ou de farinha de aveia.

Inspirem-se, façam a vossas recriações e partilhem os resultados!

Até já! ❤

Maria

« Triângulos de polenta no forno
Celebrar os 29 com tarte de maçã »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

Copyright © 2023 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel