Um prato italiano a que ninguém consegue resistir. Este, em versão 100% vegetal e com um creme caseiro de caju, levedura nutricional e manjericão que vai deixar água na boca.
A carbonara foi dos primeiros pratos que cozinhei. Lembro-me de estar na cozinha da minha tia, num verão tão quente passado no Algarve, e aprender a fazer uma carbonara (não vegan) com tudo o que ela tinha direito. Bacon, ovos, natas. Quando voltei dessas férias queria tanto reproduzir esse prato para os meus pais que, mesmo com algum medo deles em que eu mexesse sozinha em lumes e afins, correu lindamente. Já teria, certamente, um gosto pela cozinha sem me aperceber exactamente disso. Esta versão, embora deliciosa e feita com tanto amor pela família, foi deixando de me fazer sentido quando mudei de alimentação e estilo de vida. Foi por isso um dos pratos que sempre adaptei para a versão vegetariana com diferentes ingredientes - creme de arroz, natas de soja, acompanhado de salada ou verdes escaldados.
Esta receita tem como segredo um creme de caju simples, que aprendi a fazer num Workshop da Joana Alves (autora do blog Le Passe Vite) e que foi adaptado para servir esta carbonara 100% vegetal. Acrescentando levedura nutricional (enriquecida em b12, que compro no Celeiro) e outros pózinhos mágicos, fica com um sabor delicioso e bem mais nutritiva.
Aqui, o sabor do bacon é "substituído" pelo tofu fumado que encontram facilmente em hipermercados ou também no Celeiro - entre aspas propositadamente porque o meu objetivo nunca é substituir um ingrediente de origem animal mas sim dar outro twist ao prato.

carbonara vegan
Ingredientes:
250g de tofu fumado
6 cogumelos brancos (grandes)
1 cebola pequena
1 dente de alho
Molho de soja qb / sal
Oregãos
Esparguete qb
Para o molho:
400g de caju
400 ml de água
3 c sopa de levedura nutricional
Manjericão fresco qb
Pimenta preta qb
Sal qb
Para servir:
1 mão de cajus torrados
Levedura nutricional
Manjericão
Preparação:
Demolhar o caju entre 8 a 12 horas. Desperdiçar a água da demolha. Passado esse tempo, colocar todos os ingredientes no liquidificador e reservar. Provar e rectificar os temperos.
Cortar a cebola e picar o alho. Cortar o tofu em fatias e, depois, em cubinhos uniformes. Cortar os cogumelos.
Numa frigideira com um fio de azeite, saltear a cebola e o alho. Quando a cebola estiver translúcida, juntar o tofu fumado e os cogumelos e saltear até ficarem douradinhos. Se necessário, acrescentar um pouco mais de azeite ou um pouco de água, deixando evaporar. Temperar com molho de soja ou sal e orégãos.
Entretanto, cozer o esparguete numa panela grande com um pouco de sal.
Quando o esparguete já estiver cozido, escorrer a água e verter o refogado para a panela. Envolver com cuidado, e acrescentar o creme de caju aos poucos (ou colocar por cima do prato no momento de servir). Envolver e deixar aquecer.
Servir polvilhado com manjericão fresco, levedura nutricional e cajus torrados.
Como o esparguete tem alguma tendência em secar, servir de imediato acompanhado com alguns verdes escaldados.

