Esta semana fomos à horta do avô. Sinto-me sempre bem naquele lugar, apesar de meio "tosco", mas com tanto para nos dar. Sei também que este avô emprestado, de quase 90 anos, tem tanto trabalho com ela e talvez seja por isso que dou ainda mais valor ao que de lá vem. Levanta-se cedo para cuidar da terra, das plantas, da rega. Arranca ervas daninhas, dá comida às galinhas e só depois de percorrer o terreno de alto a baixo consegue descansar. É de louvar o trabalho que ainda faz e o prazer que sente (e que se vê) quando vamos à sua horta.
Há uns meses a árvore estava carregada de laranjas. Agora há poucas, mas mesmo assim trouxémos algumas para fazer sumo para os pequenos almoços em família e bolo para partilhar com aqueles que estão perto. Gosto tanto que o Lourenço veja os ingredientes que utilizamos desde o momento em que são apanhados. Faz tão mais sentido assim.

Este bolo é para miúdos e graúdos.
Não tem açúcares refinados, tem ingredientes simples que todos temos na despensa e é fácil de fazer. É importante que se peneire a farinha para que o bolo fique mais leve e saboroso.

BOLO DE LARANJA
Ingredientes:
2 chávenas de farinha de espelta biológica
1 c chá de bicarbonato de sódio
1 c sopa de fermento
Canela qb
1/2 chávena de geleia de arroz
1/2 chávena de bebida vegetal de arroz/soja/coco
1/2 chávena de oleo de girassol
Sumo de 1 laranja (ou limão)
Raspa de 1/2 laranja (ou limão)
Para topping:
Sumo de 1 laranja
Geleia de arroz
Canela
Preparação:
Peneirar a farinha, o bicarbonato e o fermento para uma taça grande.
Noutra taça, juntar os restantes ingredientes - a geleia de arroz, a bebida vegetal, o óleo de girassol, o sumo e raspa de laranja e a canela. Envolver até obter uma mistura homogénea.
Juntar a mistura líquida à sólida e envolver, até obter uma mistura homogénea.
Levar ao forno a 180ºC durante aproximadamente 40 minutos, numa forma previamente untada.
Enquanto o bolo está no forno, preparar o molho. Numa taça pequena, colocar o sumo de laranja com umas colheres de geleia de arroz e canela. Regar o bolo e servir.
Façam as vossas combinações favoritas. Sirvam com uma colher de sopa de iogurte vegetal de coco ou reguem apenas com a calda, fazendo com que o bolo seja mais húmido e doce.
Partilhem com a vossa família e amigos, mesmo nestes tempos de quarentena. Há sempre tempo para levar um bolo à janela. Haverá melhor forma de reconfortar?