Este período de isolamento, que está quase a terminar cá em casa, serviu para pôr em prática muitas das receitas que queria fazer há muito tempo. Apesar de (ainda) não me ter aventurado na massa mãe, perdi a conta aos pães que fiz. Cozinhei a todas as refeições. Fiz sobremesas, snacks e cozi todas as leguminosas em casa. Não sei quantos kgs de arroz integral comemos nestes dias e até o gomásio foi feito de raíz. Bem, o que quero dizer é que o mais importante, não só na cozinha, é (além da dedicação e vontade) ... o tempo. Sabe tudo tão melhor quando há disponibilidade para cozinhar, quando há tempo e tudo flui.
Estas empadinhas de maçã e abóbora são super versáteis. Podem fazer as vossas combinações: fazer empadas salgadas em vez de doces, utilizando, por exemplo, tofu mexido, utilizar outras frutas, juntar passas, farinha de coco. O importante, como sempre vos digo, é a capacidade de reinventar.

Não vos vou mentir. A receita acaba por ser um bocadinho trabalhosa pela questão da massa. Mas podem não fazer as empadas assim e fazer empadas simples, fechadas, e rechear. Não há ingredientes estranhos e, normalmente, temos todos em casa.
As empadinhas não são muito doces e, por isso, são perfeitas para os bebés. Cá em casa, dá para ver o quanto o Lourenço gostou... Não me deixou acabar de fotografar para dar umas dentadas em algumas!
Empadas de maçã e abóbora
Para o recheio:
* 2 copos de abóbora aos cubinhos muito pequeninos
* 2 maçãs reineta aos cubinhos pequeninos
* Sumo de limão qb
* Canela qb
* 2 c sopa geleia de arroz
* Farinha de amêndoa (opcional)
Levar a abóbora e a maçã ao lume baixo, cozendo sem água. Acrescentar um fio de sumo de limão e canela em pó. É importante ter cuidado para não queimar e ir mexendo sempre. Demora algum tempo até que reduzam, percam a água e fiquem molinhas. Quando já estiverem tenrinhas e cozidas, acrescentar a geleia de arroz e envolver até secar. Retirar do lume e deixar arrefecer. Se necessário, colocar num coador (no caso de utilizarem pêros, estes libertam mais água e é importante que a mistura fique seca. Podem acrescentar um pouco de farinha de amêndoa quando arrefecer para ficar mais seco.
Entretanto, preparar a massa:
* 2 copos de farinha de trigo
* 4 colheres de sopa de azeite
* 1/2 copo de água morna
* Sal qb
Peneirar a farinha para uma taça. Acrescentar o azeite, misturando bem com uma colher de pão ou com as mãos.
Diluir bem o sal na água. Acrescentar à mistura anterior, devagarinho, mexendo sempre. Amassar vigorosamente, fazendo uma bolinha, e deixar descansar por meia hora. Pode ser guardada no frigorífico por este tempo, devidamente tapada para não secar.
Quando já tiver passado o tempo, colocar farinha na bancada, estender a massa com o rolo, deixando-a fininha (qb) mas sem partir.
Fazer bolinhas com dois copos - um maior e outro ligeiramente mais pequeno. As bolinhas mais pequenas servirão para a base das empadas e as maiores, cortadas em tirinhas verticais, para colocar por cima. Rechear e repetir o processo até todas estarem prontas. Calcar a parte de fora com um garfo e retirar o excesso.
Para a cobertura:
* 1 c sopa de geleia de arroz
* 1 c chá de água
* Canela
Juntar todos os ingredientes numa tacinha e pincelar as empadas generosamente. Levar ao forno a 180ºC durante 20 minutos ou até estarem douradinhas.
Podem fazer apenas com maçã ou fazer uma mistura salgada, desde que seca.
Façam as vossas recreações e partilhem o resultado!

