• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Livro
  • Contactos

De Verde Em Poupa

Panquecas de trigo sarraceno

pequeno-almoço· Receitas & Lifestyle

21 Jan

Das poucas formas de gostarmos de comer trigo sarraceno, cá em casa, é em panquecas!

Na realidade, apenas costumamos utilizar em pequena quantidade na sopa (o Lourenço adora por parecer massa bolinha) ou para moldar hambúrgueres. Mas, a forma como gostamos mais de o consumir é através da massa soba - que fica delicioso na sopa miso. Já experimentaram?

O trigo sarraceno, apesar de ser muitas vezes apelidado de cereal é, na verdade, uma semente. E apesar de ter "trigo" no nome, é isento de glúten. Do ponto de vista da cozinha macrobiótica, esta semente é óptima para esta altura do ano, para nos ajudar a adaptar ao tempo mais frio. 

Como tem um sabor um bocadinho amargo, nem sempre é fácil gostar ou, pelo menos, de nos habituarmos ao sabor. Este sabor fica mais despercebido nesta receita, uma vez que é utilizada banana que acaba por adoçar.

Para quem nunca experimentou trigo sarraceno, esta é uma boa oportunidade para fazer. É também uma óptima receita para partilhar em família e fazer BLW.

INGREDIENTES

1 chávena de trigo sarraceno em grão
1 banana grande
1 c café bicarbonato de sódio
1 c sobremesa fermento
1 chávena bebida vegetal (utilizei de aveia, caseira)
1 c sopa de manteiga de amendoim (caseira)
Canela em pó
Toppings a gosto 

PREPARAÇÃO

Começar por triturar o trigo sarraceno num robot de cozinha até fazer farinha. Este procedimento pode demorar alguns segundos, dependendo da potência do robot de cozinha, até que a farinha fique homogenea.
 
No robot de cozinha ou num copo alto com varinha mágica, acrescentar os restantes ingredientes e triturar tudo muito bem até obter uma mistura homogenea e cremosa. 
Deixar aquecer a frigideira anti-aderente (ou uma chapa própria para panquecas) e, quando estiver quente, acrescentar colheradas de massa, espalhando sobre a forma. Ficar cerca de 1/2 minutos de cada lado. Repetir o processo para a restante massa.
 
Esta é uma receita pouco doce, pensada especialmente para bebés e crianças. Para quem é mais guloso, pode colocar um pouco de geleia de arroz ou xarope de tâmaras como topping.

Quem vai experimentar?

Até já!

« Sopa de feijão
Brownie de Feijão Azuki »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

  • Política de Privacidade

Copyright © 2022 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel