• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Livro
  • Contactos

De Verde Em Poupa

Sopa de feijão

entradas e sopas

4 Jan

A sopa de chocolate da minha avó era servida naquela mesa comprida da sala, cheia de castiçais e com o barulho de fundo de um relógio que, na altura, me parecia gigante. Lembro-me de lhe pedir sempre para fazer mais vezes e, como avó querida que era, nunca recusava o meu pedido. Lembro-me de ver as bacias na cozinha com feijão a demolhar e achava que devia ser uma magia qualquer que usava para a sopa ficar mais saborosa, já que em minha casa nunca tinha visto nada do género. Afinal, era só sabedoria!

A sopa de "chocolate" da minha avó, tinha arroz, couves, cenouras e era das melhores que já comi. Querer reproduzi-la é quase um crime! Porque, mesmo que se siga as receitas na perfeição (que não é o caso, quem me dera encontrar um caderninho algures com todas as receitas escritas pelas minhas avós) há sempre um toque pessoal, quase mágico, que não se consegue reproduzir. Talvez seja a energia que se transmite enquanto se cozinha. Sim. Agora que penso nisso, talvez seja isso.

Esta não é uma cópia da receita da minha avó Li, é só uma inspiração porque não acho possível igualar. Ou talvez, para o meu filho, seja a melhor sopa "de chocolate" que já comeu, a comprovar pelos bigodes com que ficou depois a comer e pela limpeza do prato!

Quem vai experimentar? 

Ingredientes

 1 + 1/2 chávena de feijão encarnado

2 cenouras

1/2 cebola

Folhas de couve

1/2 cebola

1/2 nabo

Sal

Salsa/coentros (opcional) 

Demolhar o feijão durante, pelo menos, 8 horas. Passado esse tempo, escorrer a água da demolhar e colocar na panela de pressão durante 40 min. Podem juntar uma tirinha de alga kombu para ajudar no desconforto gastrointestinal. Não acrescentar sal nesta altura por dificultar a cozedura (torna o feijão mais rijo) e apenas colocar sal quando estiver cozido. Quando estiver tenrinho, retirar 1 chavena de feijão e reservar. Triturar a restante parte com ajuda de uma varinha mágica (podem triturar também a alga kombu) até obter uma mistura cremosa. Temperar a gosto.

 Cortar as cenouras, a cebola e o nabo em cubinhos e as folhas de couve, previamente lavadas, em Juliana. Colocar tudo na panela, juntamente com o feijão inteiro, e deixar até cozer. Rectificar os temperos e se necessário acrescentar mais água.

Obrigada por estarem desse lado. Já sabem que adoro ver as vossas recriações. Por isso, se fizerem esta receita, partilhem comigo os resultados!

 Até já e um ano feliz,

Maria

« Arroz sem pato
Panquecas de trigo sarraceno »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

  • Política de Privacidade

Copyright © 2022 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel