• Sobre
  • Receitas
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • bebés
  • Lifestyle
    • artigos
    • maternidade
    • pessoas
    • sustentabilidade
  • Contactos
  • Instagram
  • Encomendas

De Verde Em Poupa

Celebrar os 29 com tarte de maçã

Receitas· sobremesas

3 Out

Os 28 anos trouxeram-me coragem para seguir os meus sonhos e para aceitar projectos fora da minha zona de conforto. Aos 28, disse "não" a um emprego de 40 horas semanais e decidi manter a minha posição firme para ter mais tempo para a minha família. Aos 28, comecei um curso que sempre quis fazer, um curso de cozinha macrobiótica que tenho adorado. Aos 28, cozinhei para um retiro de grávidas que me fez ficar com borboletas na barriga. Aos 28, aceitei um projecto que não correu bem e aprendi com isso. Aos 28, tive a experiência de estar 3 meses com o meu filho em casa e, apesar de pelos piores motivos, adorei. Aos 28 anos cozinhei mais e melhor, aceitei encomendas, fiz bolos e bolinhos. Aos 28 voltei a sonhar com ser mãe novamente. Espero que, com 29, muitos dos sonhos que tenho se concretizem e me façam voar mais.

Para celebrar este dia, trago-vos uma receita de tarte de maçã!

INGREDIENTES

Para a massa:

* 350g de farinha de trigo/espelta branca

* 6 c sopa de óleo de coco derretido

* 80 - 90 ml de água morna

* Sal qb

* Raspa de 1 limão ou laranja

* Geleia de arroz qb

Para o recheio:

* Puré de 5 maçãs

* 3 c sopa de farinha de araruta

* Geleia de arroz

* Canela em pó

* Maçãs para topping

preparação

Começar por preparar a massa. 

Colocar todos os ingredientes numa taça e amassar com as mãos, fazendo uma bola. Se muito líquido, acrescentar mais farinha. Se muito sólido, acrescentar mais líquido (água/geleia de arroz). Reservar e deixar secar um pouco.

Esticar bem a massa com a ajuda de um rolo de cozinha e colocar numa tarteira. Fazer pequenos furos com um garfo. Levar ao forno a 180ºC durante 10 minutos, ou até dourar um pouco. Podem colocar um peso por cima da massa para não aumentar demasiado (como papel vegetal com alguns grãos). 

Entretanto, preparar o recheio.

Fazer o creme de maçã, utlizando 5 maçãs descaroçadas e descascadas. Quando o puré de maçã estiver pronto, triturar e acrescentar a farinha de araruta, previamente desfeita num pouco de água. Deixar ao lume, envolver e mexer até engrossar um pouco. Acrescentar geleia de arroz a gosto (opcional). Colocar num recipiente e deixar arrefecer. 

Quando o puré estiver frio, colocar na massa. Cortar as maçãs e dispôr por cima da tarte, polvilhada com canela e geleia de arroz. Levar ao forno até ficar douradinho. 

Quem vai experimentar? ❤

Leave a Comment

« Hambúrgueres de feijão encarnado e arroz integral
Creme de abóbora e sementes tostadas »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Newsletter

Pelo Instagram

Bom dia a trepar paredes. Literalmente. Bom dia a trepar paredes. Literalmente.
Sem caril de legumes! 🥘 Se, tal como eu, não Sem caril de legumes! 🥘

Se, tal como eu, não gostam de comidas picantes, este prato faz lembrar o caril de legumes sem, na verdade, o ter. É óptimo para partilhar com crianças e fazer diferentes pratos, mantendo o creme e apenas juntando diferentes ingredientes. E também é super rápido! 

(Quis o mercúrio retrógrado - ou apenas a minha má utilização de tecnologias - que estivesse sem computador, por isso sou obrigada a partilhar a receita por aqui. 🤭)

Vão precisar de:

- 360g abóbora Hokkaido cortada aos cubinhos 
- 400 ml de leite de coco em lata
- Manjericão fresco 
- Fio de Azeite 
- 400g de grão cozido 
- 3 raminho de brócolos 
- 1 cenoura 
- 1/2 curgete 
- Pimento vermelho (opcional)

Preparação:

Numa wok com um fio de azeite, colocar a abóbora aos cubinhos e saltear até ficar lourinha/caramelizada. Juntar o leite de coco e o manjericão e envolver bem. Tapar até a abóbora ficar completamente cozida. Quando estiver cozida, rectificar os temperos (pimenta preta, sal, vinagre de ameixa umeboshi, gengibre em pó) e triturar num copo alto/processador de alimentos até obter um creme. Voltar a colocar na wok.

Juntar grão cozido, brócolos, curgete e cenoura em rodelas fininhas e o pimento às tirinhas. Tapar e deixar cozer em lume baixo até ficar tudo tenrinho.

Servir com manjericão picado e arroz integral ou massa a gosto. 😊🌿

Partilhem com quem sabem que vai gostar ❤️
Acordou, viu o sol a entrar na janela do quarto, e Acordou, viu o sol a entrar na janela do quarto, e pediu para beber batido no jardim.

Seja feito à sua vontade 🤭

Depois do jantar de ontem em que mal comeu, hoje bebeu um copo de batido e ainda comeu uma taça de papa de aveia e maçã. Faz parte do equilíbrio, certo?

Batido de banana, frutos vermelhos congelados, sementes de chia e sementes de cânhamo com bebida vegetal enriquecida com cálcio.

Qual a vossa combinação favorita?

Bom dia de sol 🌿
Quinotto com molho de cogumelos e parmesão de amêndoa 🌿

Na semana passada, recebi um cabaz da @naturanovarroz com os seus novos produtos. A Natura é uma marca nacional que traz produtos bonitos para as nossas mesas, para que possamos ter uma alimentação mais simples e nutritiva. Quando vi a mistura de arroz basmati, quinoa branca e quinoa vermelha, percebi que a receita tinha mesmo de ser por aqui!

A receita de hoje é uma receita de conforto. E é, na realidade, um 3 em 1. Pode ser ajustada para crianças, basta reduzir os temperos. E a minha sugestão é a de sempre: experimentem, sejam criativos e partilhem comigo os resultados!

Para o "Quinotto"
- 1 chávena de "Mix de Arroz e Quinoa" @naturanovarroz
- 2 chávenas de caldo de legumes caseiro
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 cogumelos frescos
- Fio de azeite
- Manjericão fresco
- Vinagre de ameixa Umeboshi (opcional)
- Sal qb

Para o Molho de Cogumelos:
- 6 cogumelos frescos
- 1/2 cebola
- 1 pacote de natas de aveia
- Molho de soja
- Manjericão fresco picado

Para o Parmesão de Amêndoa:
- 150g de amêndoa tostada
- Alho em pó
- Óregãos
- Pimenta preta 
- Levedura nutricional/de cerveja
- Sal qb

A receita está no blog, basta irem ao link na bio para acederem.

Quem vai experimentar?
Aqui vejo uma criança feliz, a explorar e a brinc Aqui vejo uma criança feliz, a explorar e a brincar livremente. A sentir a água gelada a cair nos seus pés descalços. A sentir a terra e a natureza.

Tudo o que precisou para ficar entretido foi uma caneca, um tanque antigo e (muita) água da chuva.

Às vezes pergunto-me, para quê tantos brinquedos se a maior aprendizagem é feita aqui? Aqui mesmo, onde lhes são oferecidos "não brinquedos" para darem asas à sua imaginação. 

(Este tanque era dos bisavós que o Lourenço não conheceu e que, certamente, estão tão felizes de o "verem" a brincar assim)

E tu, o que vês? ❤️
E o que pomos no pão, se não usamos nada de orig E o que pomos no pão, se não usamos nada de origem animal? Simples! 

Apesar de usarmos manteiga vegetal esporadicamente (sim, não é perfeito, tem gorduras pouco interessantes mas nós gostamos e faz parte do nosso equilíbrio), usamos também outras coisas:

1. Manteigas de oleaginosas/sementes/frutos secos - podem fazer em casa ou comprar, já há marcas deliciosas no mercado, com poucos ingredientes e sem açúcares adicionados;

2. Húmus caseiro - Basta utilizarem uma leguminosa (grão, normalmente) azeite, tahini, alho e acrescentarem outro ingrediente como beterraba, batata doce, abóbora e ajustarem os temperos;

3. Tofu Mexido - fiz esta receita no live da @ritalopesnutricao e é óptimo para acompanhar um pequeno almoço de família;

4. Azeite e ervas - É a nossa salvação quando vamos a algum sitio que sabemos que não tem manteiga vegetal. Basta colocar numa taça azeite, alho picado e ervas aromáticas e molhar o pão. Haverá algo mais português? 🤭

5. Abacate - cheio de gorduras boas e delicioso se triturado com um bocadinho de limão e polvilhado com levedura nutricional;

6. Fruta - sim, fruta! Experimentem. Os pequeninos gostam bastante de umas rodelas de banana em cima do pão. 😊

Há sempre outras opções como queijos vegetais que, embora processados, são uma boa solução para pequenos almoços diferentes e esporádicos ou para quem está, por exemplo, em fase de transição para o veganismo! 

E por aí, o que utilizam? Bom dia com este pãozinho de fermentação lenta, feito pela nossa família @amassa_vagarinho ❤️
Siga em Instagram
  • Política de Privacidade

Copyright © 2021 · Refined theme by Restored 316