• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Livro
  • Contactos

De Verde Em Poupa

Triângulos de polenta no forno

prato principal

5 Set

Conhecem a polenta? É feita partir da sêmola de milho e é muito conhecida na cozinha italiana. É isenta de glúten e muito simples de preparar, podendo ser utilizada como acompanhamento de diversos pratos. Pode ser apenas cozida e depois grelhada ou até frita. Como tem um sabor leve, quase neutro, fica deliciosa com molhos caseiros e a cobertura crocante faz com que não só os bebés gostem dela! Como fica com uma textura consistente, é optima para os bebés ganharem autonomia neste início de alimentação complementar.

Depois de fria, a polenta pode ser cortada de diversas formas (como palitos) e devem adaptar os temperos à idade e gosto da família e do vosso bebé. Por aqui, tempero sempre com um bocadinho de molho de soja e oregãos e fica delicioso. Se for para bebés, utilizar temperos mais neutros e não utilizar o sal. 

Como solidifca muito rápido, o segredo é, assim que estiver cozida, colocar o preparado num tabuleiro, distribuir bem por toda a superfície e deixar arrefecer (no frigorífico por 20/30 minutos ou ao ar ambiente). Quando estiver frio e consistente, cortar em triângulos, passar por azeite e por pão ralado e levar ao forno até dourar. 

 

ingredientes

1 chávena de sêmola de milho

3 chávenas de água

1 alho picado

1 folha de louro (sem a nervura do meio)

Óregãos em pó

Sal/molho de soja

Azeite

Pão ralado ou corn flakes sem açúcar triturados (opcional)

Preparação

Numa panela com um fio de azeite, refogar ligeiramente o louro e o alho picado (opcional). De seguida, acrescentar a água e a sêmola de milho (1 medida de sêmola de milho para 3 de água) e deixar cozer em lume brando, cerca de 10-15 minutos. Ir mexendo para não formar grumos. Temperar com os temperos favoritos - molho de soja, óregãos, curcuma, ou deixar simples para o bebé. Quando a água evaporar e estiver cozida, retirar do lume. Se estiver com grumos, triturar com a varinha mágica (retirando previamente a folha de louro). Colocar num tabuleiro de ir ao forno e espalhar bem, de forma a que fique uniforme. Levar ao frigorífico ou deixar em ar ambiente até arrefecer. Quando frio, cortar em triângulos e envolver primeiro em azeite e depois em pão ralado ou corn flakes sem açúcar triturados (para ficar crocante) e levar ao forno até dourar.

Servir como acompanhamento, polvilhada com levedura nutricional e um pesto caseiro de manjericão.

Quem vai experimentar?

Obrigada por estarem desse lado. ♥

« Bolinhas de millet e lentilhas
Hambúrgueres de feijão encarnado e arroz integral »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

  • Política de Privacidade

Copyright © 2022 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel