As bolachinhas mais simples de fazer, sem glúten e sem açúcares refinados. Óptimas para lanches em família e para mergulhar em bebida vegetal.
Hoje o dia amanheceu feliz, com o sol a entrar pela casa. Já se sente um bocadinho de Verão apesar destas manhãs frias. Esta manhã fez-me lembrar as da minha infância, talvez pelo cheirinho das bolachas pela casa.
Lembro-me de me levantar cedo com o meu irmão, de abrir as portadas da nossa casa de que tanto gostava. De irmos brincar lá para fora, enquanto os nossos pais dormiam e a nossa avó ainda não tinha aberto a porta de casa para podermos todos tomar o pequeno almoço. Quando abria, sentia-se o cheirinho a pão quente, a galão e a bolos. A mesa era posta cuidadosamente e todos nos sentávamos à mesa com tanta felicidade. É assim que me recordo destes dias de sol.
Estas bolachas trazem um bocadinho destes dias até mim, que guardo com tantas saudades.

Os melhores a provar as receitas que faço, continuam a ser o meu filho e o meu sobrinho. Devoraram as bolachas enquanto passeávamos pela aldeia.


Bolachas crocantes
Ingredientes:
2 chávenas de farinha de avelã (ou amêndoa ou 1/2 avelã + 1/2 amêndoa)
4 c sopa de óleo de girassol
4 c sopa de geleia de arroz
1 c sobremesa de canela
Opcionais: Raspa de laranja
Preparação:
Colocar a farinha de avelã/amêndoa ou mistura de ambas numa taça grande. Juntar o óleo, a geleia de arroz, a canela e a raspa de laranja se utilizar. Envolver bem com as mãos, até estar tudo incorporado. Formar pequenas bolinhas e achatar com as mãos. Colocar num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel, entre 12 a 15 minutos a 180ºC ou até estarem douradinhas (queimam facilmente). As bolachas parecem moles quando saem do forno, mas depois ficam crocantes.
Para a farinha de avelã ou amêndoa, basta comprarem estes ingredientes a granel e triturarem num robot de cozinha. Sai mais barato, não utilizam plástico e usam apenas a quantidade necessária.
Para umas bolachas mais doces, acrescntar um pouco mais de geleia de arroz ou pincelar no final.
Boas receitas!
Olá querida Maria!
Confesso que não tenho o hábito de comentar, mas a partir de hoje, vou fazê-lo. Pelo menos, aqui, no VEP. Li o teu post que falava sobre este assunto e tens toda a razão. Sem nos darmos conta engolimos informação a uma velocidade estonteante e somos engolidos pelo automatismo do scroll. Pois é, mas eu não quero mais isso na minha vida e nem valorizo essa forma de estar. Quero tranquilidade, paz de espírito, sentido e consumir apenas aquilo que me nutre a todos os níveis. Conheci o teu trabalho através do Instagram mas sou apaixonada pelo amor e simplicidade do teu blog. Já o li todo e continuo a ler, revendo-me em muitas reflexões, já fiz imensas receitas (incluindo estas bolachas que são divinais) e, para teres noção a página está sempre num separador do meu telemóvel. Mas, como não comento, não há como saberes disto nem da diferença que fazes na vida dos outros. Estás no caminho certo 😍 Já falámos por email quando adquiri o teu ebook, que é maravilhoso e me deu imensas ferramentas para introduzir a alimentação completar no meu bebé. Por tudo isto, muito obrigada 🙏 um grande beijinho!
Olá querida Maria!
Confesso que não tenho o hábito de comentar, mas a partir de hoje, vou fazê-lo. Pelo menos, aqui, no VEP. Li o teu post que falava sobre este assunto e tens toda a razão. Sem nos darmos conta engolimos informação a uma velocidade estonteante e somos engolidos pelo automatismo do scroll. Pois é, mas eu não quero mais isso na minha vida e nem valorizo essa forma de estar. Quero tranquilidade, paz de espírito, sentido e consumir apenas aquilo que me nutre a todos os níveis. Conheci o teu trabalho através do Instagram mas sou apaixonada pelo amor e simplicidade do teu blog. Já o li todo e continuo a ler, revendo-me em muitas reflexões, já fiz imensas receitas (incluindo estas bolachas que são divinais) e, para teres noção a página está sempre num separador do meu telemóvel. Mas, como não comento, não há como saberes disto nem da diferença que fazes na vida dos outros. Estás no caminho certo 😍 Já falámos por email quando adquiri o teu ebook, que é maravilhoso e me deu imensas ferramentas para introduzir a alimentação complementar no meu bebé. Por tudo isto, muito obrigada 🙏 um grande beijinho!
Sara, que mensagem bonita e que forma tão boa de começar a semana. Obrigada pelas tuas palavras tão queridas. Fico verdadeiramente feliz por ajudar. Um beijinho grande
É de coração ❤️ beijinhos