Comfort food.
É assim que descrevo este prato/entrada. Perfeito para dias de outuno, como o de hoje. Para saborear com pão torrado ou com tiras de legumes. Para rechear batata doce. Ou para comer à colher!
Apesar de ter sempre muitas ideias para a utilizar a abóbora, acabo sempre por fazer a mesma coisa - sopa, abóbora no forno com alecrim para acompanhar um prato, abóbora a vapor, doce de abóbora. Quando pensei em fazer este húmus, soube que o resultado ia ser bom.. nem que fosse por ser diferente. Mas não sabia que ia ficar tão bom assim 🙂
O segredo para esta receita resultar tão bem? Assar a abóbora, no forno, com alho em pó e sal. E de seguida, sim, utilizá-lo no humus.

HÚMUS DE ABÓBORA ASSADA
* 2 chávenas de abóbora
* 500g de grão de bico cozido
* 1 dente de alho
* 2 c de sopa de tahini
* 3 c sopa de azeite
* 40 a 50 ml de água de cozedura de grão (depende da cremosidade que queremos dar)
*1 c sopa de sumo de limão
* 1 raminho de coentros
* Toppings: Paprika fumada, sementes de girassol tostadas, sementes de alfafa, oregãos e azeite
Cortar a abóbora aos cubinhos. Colocar num tabuleiro de ir ao forno com azeite, alho em pó e sal. Deixar até ficar tenrinho. Aproveitar para tostar também as sementes de girassol (ou colocar uma quantidade maior de legumes no forno para aproveitar a energia).
Entretanto, preparar os restantes ingredientes. Colocar no processador de alimentos o grão de bico, a água de cozer o grão, o dente de alho, o tahini, azeite, o limão e os coentros e triturar até obter uma mistura uniforme. Juntar a abóbora, quando tenrinha, e triturar novamente. Rectificar os temperos. Colocar numa taça e servir com paprika fumada, sementes de girassol, sementes de alfafa moídas, óregãos e azeite.
Partilhar, à mesa, com a família e amigos!