• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Livro
  • Contactos

De Verde Em Poupa

Tabulé de Bulgur

prato principal· Receitas & Lifestyle

1 Set

Aproveitámos a época do tomate para fazer uma receita que os utilizasse. O avô tem imensos na horta e não queríamos deixar, de maneira nenhuma, estragar. Este tabulé de bulgur foi servido no piquenique de Agosto. O que lhe dá um gosto diferente e especial, é o facto de ser um bocadinho refogado antes e ter o sabor do óleo de sésamo que é inconfundível. As sementes dão o crocante que adoro em todos os pratos e a hortelã um toque fresco. Caso façam esta receita no Inverno, podem optar por utilizar ingredientes mais quentes e reconfortantes e fazer as vossas próprias combinações - utilizar passas, um bocadinho de caril, frutos secos.

Atenção! Não deixem de fazer a receita só porque não têm óleo de sésamo em casa nem vão de propósito comprar. Fica óptimo e diferente, sim, mas se não lhe dão uso com regularidade podem também fazê-la com azeite. 

O bulgur é um cereal rico em magnésio, produzido a partir de diferentes tipos de espécie de trigo. É utilizado frequentemente na cozinha do médio oriente. É fácil de cozer, é como a massa ou o arroz. Pode ser utilizado como substituto de um deles. Cá por casa, usamo-lo de forma muito versátil - nas sopas, como acompanhamento, para dar consistência a croquetes ou hamburgueres, junto com outro cereal como a quinoa ou o arroz integral. Quente ou frio. É sempre delicioso!

Demolhar - sempre! (por causa dos anti-nutrientes, os fitatos ou ácido fítico). Quando faço planeamento de refeições (normalmente mental, raramente passo para o papel), consigo demolhar o bulgur como faço com o arroz integral, durante a noite. Quando há pressa, deixo uns minutos em água a ferver antes de cozinhar

Tabulé de Bulgur
 
1 chávenas de bulgur
1 Alho picado
Óleo de sésamo qb
(ou azeite)
1 folha de louro
Molho de soja
 
Topping:
Tomate cherry 
Hortelã picada
Sementes de abóbora
Sementes de sésamo tostadas
Sumo de limão (opcional)
Óregãos
 
Preparação:
 
Saltear o bulgur num fio de óleo de sésamo/azeite com o alho picado e o a folha de louro. Mexer sempre até ficar lourinho. Quando estiver dourado, juntar a água (dobro da água). Tapar e deixar cozer cerca de 10 minutos. Apagar o lume e temperar com molho de soja a gosto. Deixar arrefecer numa taça. 
Quando estiver frio, juntar o tomate cherry cortado aos bocadinhos, a hortelã picada, as sementes de abóbora e as sementes de sésamo tostadas e envolver. Rectificar os temperos, temperar com sumo de limão e adicionar um fio (generoso) de óleo de sésamo. Servir frio, como acompanhamento.
 
Bom apetite!
« Smoothie aveludado de framboesa
Papa de Millet e maçã e dicas sobre papas caseiras »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

  • Política de Privacidade

Copyright © 2022 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel