São muitos os dias em que almoço sozinha principalmente porque ando desfazada do resto da família, pelos turnos do meu emprego. Mas, mesmo almoçando sozinha, esta sopa tem o poder de me reconfortar. É deliciosa, cremosa e tão nutritiva.
Esta semana fomos à horta do avô e de lá trouxémos uma abóbora enorme! Imaginam o tempo que a estivémos a descascar e a arranjar. Mais de metade foi para congelar e o restante serviu para fazer scones e esta sopa maravilhosa, também tão indicada para bebés e crianças (o Lourenço adora esta sopa, cremosa e tão docinha).
Para uma sopa mais completa, podem acrescentar umas colheres de cereais integrais cozidos (como trigo sarraceno, millet, arroz integral) e, pelo menos para mim, fico com o almoço ou jantar praticamente feito.

sopa cremosa de lentilhas
Ingredientes
1 cebola
1 dente de alho
2 chávenas de abóbora aos cubinhos
2 chávenas de brócolos picados
1/2 chávena de lentilhas vermelhas
6 chávenas de água
1 mão de coentros frescos
Sal qb
Opcional: 1/2 chávena de cereal integral cozido (trigo sarraceno, arroz integral, millet para uma sopa mais nutritiva)
Preparação:
Picar a cebola e o dente de alho. Numa panela com um fio de azeite, saltear a cebola e o alho até ficarem lourinhos. Juntar a abóbora, os brócolos e as lentilhas e envolver, deixando refogar um pouco. Juntar a água e o sal. Deixar cozinhar, em lume brando, até ficar tenrinho e a água evaporar um pouco. Quando já estiver tudo cozido, desligar o lume. Juntar os coentros frescos, previamente lavados ou desinfectados (em caso de toxoplasmose) e triturar com a varinha mágica ou num robot de cozinha. Servir com sementes de girassol e abóbora tostadas.