Há receitas que são tão simples que ficamos surpreendidos por nunca as termos feito em casa. Esta receita de manteiga de amendoim/oleaginosas é uma delas.
Esta receita tem um único ingrediente (adivinhem qual). Não tem sal, açúcar ou outro ingrediente adicionado. É difícil de encontrar manteigas com um único ingrediente no mercado, que não tenham um preço exurbitante ou que tenham a textura que desejamos e gostamos. Ou que não estejam embrulhadas em plástico. Aqui, podemos controlar a textura da manteiga. Podemos triturar mais ou menos, consoante gostamos de mais ou menos cremoso. Podemos acrescentar bocadinhos de amendoim torrados inteiros e, se quisermos experimentar mais que um ingrediente, adicionar canela ou cacau. Fica ao vosso critério fazer as experiências!
O melhor é que podemos fazê-la com outras oleaginosas, frutos secos ou sementes. Manteiga de avelã, manteiga de noz, manteiga de sementes.. experimentem. Já vos convenci a fazê-las em casa?
Neste caso (como em tantos outros, na verdade), aconselho sempre a comprar os amendoins biológicos pelo simples facto que são um dos alimentos com mais agrotóxicos.
Manteiga de Amendoim Caseira
* 500 g de amendoim biológicos
Preparação
Torrar os amendoins no forno a 180ºC, durante 10 minutos tendo em atenção para não queimar.
(em alternativa, comprar já torrados).
Colocar os amendoins num processador de alimentos potente e triturar cerca de 5 minutos. Este tempo irá variar consoante a potência do vosso processador/robot de cozinha*. Ir retirando o excesso dos lados do processador e, se necessário, repetir o processo. Parar quando obter a cremosidade e textura desejadas.
Colocar num frasco, preferencialmente, esterilizado e guardar no frigorífico até 1 mês.
* Eu utilizo a bimby e não é necessário mais tempo.
Partilhar com a família e amigos. Servir como snack – no pão, como topping em brownies de cacau ou em papas, com fruta.. ou comer à colher!
