• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Livro
  • Contactos

De Verde Em Poupa

Risoto vegan para aquecer o coração

prato principal· Receitas & Lifestyle

6 Mar
Uma taça de risoto, que aquece a alma e o coração, é uma boa maneira de nos reconfortar nos dias mais frios. Apesar de Março já estar por aqui, os dias frios parecem não querer dar tréguas e não há melhor forma de lhes escapar se não com comida quentinha!
Este prato é uma boa solução para jantares de amigos e família, mesmo que não vegetarianos. Afinal, quem não gosta de um bom risoto? Cremoso, com tantas cores e sabores sem crueldade.

Não me lembro exatamente de quando me comecei a apaixonar por risotos mas sou, definitivamente, uma fã. Não é fácil conseguir fazer um risoto saboroso e cremoso das primeiras vezes. Confesso que ainda me aventuro em alterar algumas receitas originais. Mas esta, merece poucas alterações. 
Para os iniciantes nos risotos (como eu ainda sou), é importante saber que, na altura de pôr mãos à obra não é de todo boa ideia tirar os olhos do risoto – com isto digo, por exemplo, começar a fazer algumas tarefas domésticas à medida que se cozinha, como é costume acontecer cá por casa. O risoto é daqueles pratos que tem de estar sempre a ser vigiado, mexido, colocar água e afins. Por isso, o processo pode ser um bocadinho mais chato para aqueles que não gostam de muitas aventuras na cozinha. Mas, se o prato for feito com calma, dedicação e amor, acreditem que vão ver frutos e perceber que a “não-correria” e o “não-stress” fizeram muito bem à refeição que vai ser servida :). Outra das coisas a ter em atenção é servir o risoto mal acabe de sair do lume. É importante para não secar o molho, o arroz e continuar com a textura cremosa. Por isso, e mesmo que às vezes sobre e aproveite o risoto para (a marmita d)o dia seguinte, claro que fica muito melhor na hora. Há pratos que ficam melhores no dia seguinte pelo apuramento dos temperos. Este não é o caso!
Tenho a sorte de o avô do J. ter uma horta enorme com tantas coisas bonitas e de nos dar, entre outras tantas coisas, abóbora que acabamos por cortar e congelar para muitas coisas. O puré de abóbora é uma forma de manter o risoto com uma textura muito muito boa e de lhe dar, ao mesmo tempo, um toque suave. E é este o risoto que vos trago hoje!
Risoto de abóbora
(receita original Ingrediente Secreto)
1 cháv. arroz carolino
1 cebola picada
2 alhos picados
100g de cogumelos frescos
Queijo parmesão vegan
1/2 copo vinho branco
cebolinho
azeite 
sal e pimenta qb
*Puré de abóbora
300 g de abóbora cortada aos cubinhos
1+1/2 c de sopa de manteiga vegetal
* 6 conchas de caldo de legumes
alho francês, cenoura, rama de aipo, cebola
Preparação

Para o puré de abóbora: Colocar um fio de azeite numa frigideira e deixar aquecer. Juntar a abóbora cortada em cubos pequenos e manteiga para caramelizar. Ir mexendo a abóbora. Quando começar a ficar lourinha e desfeita, retirar do lume. Triturar num robot de cozinha ou com varinha mágica. Temperar a gosto. 
Para o caldo de legumes: Num tacho, colocar a cenoura, a rama do aipo, cebola, alho francês e os vegetais que preferir ou tiver no frigorífico. Deixar cozinhar em lume brando, até se desfazerem e utilizar o caldo (coando, previamente, se necessário). Temperar a gosto com sal e pimenta. 
Num tacho, colocar o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Refogar e deixar alourar. Juntar o arroz e os cogumelos. Ir mexendo para fritar o arroz uniformemente e deixar até ficar lourinho. Adicionar o vinho branco e continuar a mexer. Deixar evaporar um pouco. Adicionar o caldo  de legumes de forma gradual (com ajuda de um coardor) de forma a cobrir o arroz. Mexer e deixar absorver.
Repetir este processo – juntar caldo, mexer e deixar absorver, durante 15-20 minutos até o arroz estar no ponto. Ajustar os temperos. Juntar o puré de abóbora, mexer e retirar do lume. Adicionar o queijo parmesão vegan, a gosto, o cebolinho e um fio de azeite. Envolver e servir de imediato para não secar!
Para servir (e impressionar ainda mais!), podem colocar folhas de manjericão/cebolinho, puré de abóbora e cogumelos salteados.
Não sendo das receitas mais saudáveis por ter arroz branco em vez de integral, e ter também algumas gorduras (ainda que vegetais), este risoto é fácil de fazer e impressionar. Ah, e é vegan claro! O queijo vegan já é fácil de encontrar mas aconselho vivamente os da marca violife, a minha preferida das que já provei até hoje (e não foram assim tão poucas 🙂 ).

Para o caldo de legumes, podem sempre fazer um pouco mais e congelar, já que dá para utilizar em tantas outras comidas.

Como tinha espinafres cá por casa, à espera de serem utilizados, também os usei neste prato que ficou mais rico e ganhou uma bela dose de ferro  extra.

É altura de se renderem aos risotos veganos e experimentarem no próximo jantar de amigos! 
Ou família! 
Ou, simplesmente, para vocês 🙂
« Mousse de abacate e cacau
Tofu mexido »

Comments

  1. The Brunette's Tofu says

    Março 9, 2017 at 11:07 am

    Adoro! Que ótimo aspeto. Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

  • Política de Privacidade

Copyright © 2022 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel