Lembram-se da conversa que vos mostrei com a Filipa da Cozinha Verde? Pois bem, para os mais distraídos (ou preguiçosos para chegarem ao final da conversa!) a Filipa dá a receita do Trio Maravilha, que nos ensinou no seu workshop de doces sem culpa.
Repeti esta receita hoje, cá por casa, e é tããão boooom!! Sem açúcar e 100% vegetariana! É oficial, já gosto de fazer sobremesas.
Adoro quase tudo o que seja doce mas tenho andado a reduzir, pelo efeito nocivo do açúcar que todos nós conhecemos. Além disso, nem sempre é fácil encontrar sobremesas vegan quando vamos jantar fora a restaurantes ou a casa de amigos. Por isso, a opção mais viável é mesmo fazê-las em casa e levar. Esta mousse é uma versão melhorada daquela mousse de sempre, que tão bem conhecemos, sem ovos e açúcar.
Sem crueldade animal, (muitooo) mais saudável que as mousses da nossa infância e com ingredientes fáceis de encontrar.. prometo que esta mousse vos vai deixar rendidos às sobremesas vegan! 🙂
Esta receita foi dada pela Filipa no workshop de Doces Sem Culpa e também na conversa que tive com ela e que publiquei aqui no blog. (Aconselho vivamente a estarem atentos à agenda dos workshops da Cozinha Verde para aprenderem a fazer esta e muitas outras sobremesas!)
Mousse Vegan
(Da Cozinha Verde – workshop doces sem culpa)
* Camada 1/Mousse cacau e abacate:
4 abacates maduros
3 a 6 c. de sopa de cacau cru em pó
1/4 cup de geleia de arroz
Baunilha q.b.
Num processador/robot de cozinha juntar todos os ingredientes e misturar, até obter um creme.
* Camada 2/Creme de coco:
1 lata de leite de coco
2 cs adoçante vegetal
Uma pitada de vagem de baunilha moída
Deixar a lata de leite de coco no frigorífico durante 24h. Após retirar do frio, separar a polpa do líquido e bater com uma batedeira até obter a consistência desejada. Adoçar a gosto com geleia de arroz e adicionar uma pitada de baunilha.
* Camada 3/Granola crocante:
Granola q.b.
Em relação à granola, neste workshop utilizámos a granola da marca Trinca. Eu fiz granola simples em casa. Juntei, num recipiente, cerca de 1 c de sopa de óleo de coco aquecido (de forma a ficar liquido), 1 copo de aveia sem gluten, geleia de arroz, coco ralado e canela. Juntei tudo e dispus numa travessa de ir ao forno, juntando nozes e sementes a gosto. Virei de 5 em 5 minutos, durante aproximadamente 15 minutos e.. voilá!
Dispor as camadas em copinhos e servir!
É essencial utilizar abacates maduros nesta receita, para ficar mais cremoso. O leite de coco pode ser também substituído por natas vegetais. Em relação à geleia de arroz, aconselho sempre irem provando todas as camadas para verem o que assenta melhor em vocês – o que pode ser pouco para mim, pode ser muito para vocês e vice-versa.
Rendam-se às sobremesas vegans, tal como eu me rendi! 🙂