Quando estava a cozinhar este caril, estava a pensar que me parecia mais um estufado de legumes ou até uma sopa! Então, decidi mesmo comê-lo à colher (para aproveitar o molho e leite de coco) e ainda me soube melhor!
O caril é daqueles pratos que me sabe sempre bem, frio ou quente, no Verão ou no Inverno, é sempre boa altura para o fazer! Às vezes nem sempre é fácil acertar nos temperos mas, como faço tantas vezes este prato, já consigo perceber que quantidades utilizar para que o caril saia exatamente como gosto (não muito intenso). O que costumo fazer mais regularmente é o caril de tofu mas, como tinha tantos legumes em casa, optei por utilizá-los e fazer um caril de legumes com base no livro da Gabriela Oliveira (a receita original chama-se grão com especiarias).
Caril de legumes
(adaptado de: Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável, Gabriela Oliveira)
Preparação
Escorrer o grão – se utilizar grão de conserva, demolhar previamente.
Picar a cebola, o alho, o tomate e os pimentos e cortar a beringela, cenoura e brócolos. Separar os espinafres.
Numa wok com óleo de coco, refogar a cebola e o alho. Juntar as especiarias e deixar apurar cerca de 2 min ou até alourar. Adicionar o tomate e deixar cozinhar até ficar desfeito. Triturar grosseiramente com a varinha mágica.
Juntar o pimento, a beringela, a cenoura, os bróculos, o grão e sal. Acrescentar o caldo de cozer o grão e deixar em lume brando cerca de 20 minutos. Rectificar os temperos.
Juntar as folhas de espinafre e o leite de coco e apagar o lume.
Servir com coentros picados e acompanhar com arroz ou salada.