• Sobre
  • Receitas & Lifestyle
    • pequeno-almoço
    • entradas e sopas
    • prato principal
    • sobremesas
    • Lifestyle
  • Livro
  • Contactos

De Verde Em Poupa

Almôndegas de beterraba e tofu

prato principal· Receitas & Lifestyle

30 Mar
 
.
Em criança, lembro-me de disfarçar os legumes e de os comer apenas na sopa. De não gostar de favas, brócolos, grelos, hortaliça, beterraba.. enfim, tanta coisa! Fui aprendendo a gostar e agora.. bem, agora aqui estou eu, com uma receita de almôndegas de tofu e beterraba de que tanto gosto.

Quando deixei de comer carne fazia uma alimentação pouco variada. Aliás, acho que até aí sempre o fiz. Sempre que descobria alguma coisa de que gostava muito, era capaz de a comer durante bastante tempo e depois, como é natural, fartava-me.

Ao início, ainda pouco informada sobre alimentação vegetariana mas com muita vontade de me iniciar neste mundo, comia muitas vezes soja, massa com legumes, arroz com legumes e desconhecia o verdadeiro potencial de ser vegetariana! Aos poucos, fui introduzindo novos alimentos e criando uma alimentação mais rica, de acordo com as minhas preferências, e com todos os nutrientes que nos fazem falta.

Quando olho para trás, vejo como tudo evoluiu de uma forma tão natural e orgulho-me disso! Quem diria que uma pessoa que não gostava de legumes nem sequer tinha prazer em comer, o ganhasse? Costumam perguntar-me muitas vezes se não tenho vontade de comer carne.. Não. Em 6 anos nunca tive. E também é engraçado ter ganho prazer em comer desde que me tornei vegetariana, quando há um mito tão grande em relação a isso e é usual ouvirmos que só é possível ter prazer ao comer carne.

E afinal, como poderia ter, ou sequer pensar em mudar de alimentação/modo de vida, com opções tão saborosas que não deixam peso na consciência? 🙂

 
Almôndegas de beterraba e tofu
2 beterrabas pequenas
250g de tofu
2 cenouras
1 cebola
1 dente de alho
1 ramo de salsa
1 c de sopa de molho de soja (ou 1 colher de miso)
1 c de café de gengibre em pó
4 c de sopa de farinha sem gluten/pão ralado
Pimenta preta móida
Óregãos
Azeite ou óleo de sésamo
 
Preparação
Cortar o tofu em cubinhos, ralar as cenouras e a beterraba e reservar. 
Numa wok/frigideira antiaderente, colocar o azeite/óleo de sésamo, a cebola e alho picado e deixar alourar. Juntar o tofu, cenouras e beterraba. Temperar com o molho de soja, o gengibre, salsa e as especiarias. Tapar e deixar cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo sempre. 
Com a varinha mágica (ou um processador de alimentos), triturar o preparado por alguns segundos até obter uma mistura homogénea. Misturar a farinha ou pão ralado (ralei pão integral, mas podem utilizar de compra ou mesmo farinha) até formar uma massa consistente - cerca de 4 colheres de sopa. Envolver.
Moldar bolinhas com as mãos e colocar num tabuleiro com papel vegetal untado com azeite.
 
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos ou até dourarem. 
Servir com arroz integral.
 

Esta receita deu para cerca de 20 almôndegas. É tão fácil e rápido de se fazer. Experimentem! Podem fazer hambúrgueres, substituir a beterraba por outro ingrediente (mas estas ficam bonitas por causa desta cor), colocar sementes de sésamo como topping e colocar levedura nutricional.  

E agora é hora de pôr na lancheira para amanhã e mostrar aos colegas que comida vegetariana é tão boa! 🙂
 
 
« Tarte mousse de chocolate e laranja
Alho francês à brás »

Fotografar simplicidade e felicidade.
Cozinhar para família e amigos.
Cuidar. Partilhar pequenos detalhes.
Mostrar como é fácil ser vegetariana e alimentar-me sem crueldade.
Inspirar à mudança.

Pelo Instagram

  • Política de Privacidade

Copyright © 2022 · Refined theme by Restored 316

Cleantalk Pixel